Idealizado em 1986 por Nísia do Espirito Santo, com o apoio do grupo de Donas de Casa do Conjunto Cristina. O Instituto se dedica a desenvolver projetos educacionais, culturais e ambientais para a comunidade em situação de vulnerabilidade social nos bairros Conjunto Cristina, São Cosme, São Benedito, Belo Vale e Conjunto Cristina, na cidade de Santa Luzia, Minas Gerais.
Nossa História
Após a trágica perda de seu neto Leonardo Fernandes Franco, aos dois anos, vítima de meningite e anemia falciforme em 1986, Dona Nísia decidiu cuidar de sete crianças desprotegidas em sua própria casa, enquanto seus pais trabalhavam. A notícia se espalhou rapidamente pela comunidade, e mães desesperadas por não terem onde deixar seus filhos começaram a bater em sua porta diariamente. Com recursos próprios, Dona Nísia adquiriu uma casa para atender 15 crianças em tempo integral. Para cuidar dessas crianças, ela contava com a ajuda voluntária de mulheres da comunidade, que colaboravam com a limpeza, a cozinha e os cuidados gerais.
No início, havia escassez de recursos, faltavam mesas, havia poucos berços e as crianças maiores dormiam em pedaços de carpete por falta de camas. Com a ajuda da Associação das Donas de Casa, o trabalho da creche foi avançando, e juntas elas encontraram um terreno ocioso da COHAB no Conjunto Cristina. Decidiram então adquirir o terreno e construir a creche. Sem recursos para pagar as prestações, Nísia solicitou a doação do terreno à COHAB, e em 1990 foi assinado um contrato de comodato entre as partes. Com o apoio de amigos e apoiadores, a creche foi fundada em fevereiro de 1987 no novo espaço, passando a atender 40 crianças de 1 a 12 anos em período integral.
Em 1988, a creche obteve convênios com o SERVAS e o PEAI, que ajudaram com a alimentação. Com esses convênios, os recursos disponíveis puderam ser direcionados para a compra de materiais e a organização interna da creche.
Após o falecimento de Nísia em 2001, sua filha Maria Sylvia e sua neta Roberta Guimarães assumiram a creche, lutando para manter o trabalho em meio a oscilações no número de atendidos e falta de recursos.
Em 2008, foi assinado um convênio com o FUNDEB através da Prefeitura Municipal de Santa Luzia, ampliando o atendimento para 100 crianças em período integral. Com o apoio do Instituto MRV em 2017, os espaços da creche foram reformados e ampliados, permitindo atender a demanda reprimida de 240 crianças em atendimento parcial. E através do projeto Criança Feliz, financiado pela Fundação ABRINQ, ampliamos ainda mais nosso atendimento, alcançando o atendimento diário para 340 crianças.
Hoje o Instituto incorpora em seus projetos crianças, famílias, adolescentes e idosos.
Nossos valores permeiam cada aspecto de nosso trabalho, guiando nossas ações e condutas.
Missão
Contribuir com a Garantia de Direitos por meio da Educação, promovendo uma sociedade justa e igualitária.
Visão
Ter um olhar atento para as necessidades da comunidade local, contribuir com o desenvolvimento humano, social e econômico de pessoas em situação de vulnerabilidade social social.
Valores
Amor ao próximo
Respeito a Natureza
Solidariedade
Transparência
Apoie o nosso trabalho!
Existem várias maneiras de apoiar o nosso trabalho.