Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Conheça os objetivos adotados pelo Instituto Leonardo Franco.
Objetivo 1. Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares
Para alcançar esse objetivo, concentramos nossos esforços na inclusão de crianças, adolescentes, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade social em projetos que promovem seu desenvolvimento social, pessoal e econômico.
Acreditamos que a pobreza não é apenas falta de recursos materiais, mas também uma privação de oportunidades e acesso a serviços básicos. Por isso, buscamos proporcionar às pessoa ferramentas e apoio necessários para que possam superar as barreiras que as impedem de alcançar seu potencial.
Objetivo 2. Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável
Para alcançar esse objetivo, estamos empenhados em estimular a implantação de hortas orgânicas em casas, escolas e comunidades por meio de nosso projeto de agroecologia e educação ambiental.
Acreditamos que a agricultura sustentável e a produção local de alimentos são fundamentais para garantir o acesso a uma alimentação saudável e nutritiva para todos. Trabalhamos em parceria com as comunidades, oferecendo suporte técnico, capacitação e recursos necessários para o cultivo de hortas orgânicas .
Objetivo 3. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades
Para alcançar esse objetivo, concentramos nossos esforços em diversas frentes, incluindo a prevenção da saúde mental infantil, a promoção da alimentação saudável, a qualidade de vida e a sustentabilidade, através de nossa vitrine de tecnologias socioambientais.
Investimos em programas e atividades que visam prevenir problemas de saúde mental em crianças e adolescentes. Trabalhamos em parceria com profissionais especializados para oferecer suporte psicossocial, orientação e educação para crianças, famílias e educadores.
Além disso, promovemos a alimentação saudável por meio de campanhas de conscientização, oficinas e parcerias incentivamos a adoção de hábitos alimentares saudáveis, o consumo de alimentos frescos e nutritivos, e a redução do consumo de alimentos processados e ultra processados.
Objetivo 4. Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos
Para alcançar esse objetivo, oferecemos uma educação de qualidade, ampliando o universo de experiências, conhecimentos e habilidades dos alunos.
Acreditamos que a educação é um direito fundamental de todas as pessoas, independentemente de sua origem, gênero, raça ou condição social. Por isso, trabalhamos para garantir que todos tenham acesso a uma educação inclusiva e equitativa, visando capacitar os alunos a se tornarem protagonistas de seu próprio processo de desenvolvimento pessoal e social.
Objetivo 7. Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todas e todos
Para alcançar esse objetivo, incentivamos a utilização de placas solares como uma fonte de energia limpa e renovável por meio do nosso projeto "Amigos da Terra". O Instituto já adotou essa tecnologia e faz uso de placas solares em suas instalações.
Acreditamos que a energia solar desempenha um papel crucial na promoção da sustentabilidade e na redução do impacto ambiental causado pelas fontes de energia convencionais. Ao incentivar e promover a adoção de placas solares, estamos contribuindo para o acesso a uma energia limpa e renovável, ao mesmo tempo em que reduzimos a dependência de combustíveis fósseis e as emissões de gases de efeito estufa.
Objetivo 10. Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles
Alinhados a esse objetivo, reconhecemos que as desigualdades também se manifestam em outras áreas, afetando o senso de valor e pertencimento das pessoas. Nosso trabalho visa efetivar a igualdade de oportunidades por meio da educação e reduzir as desigualdades sociais e econômicas, combatendo todas as formas de discriminação, como as baseadas em idade, gênero, deficiência, raça, etnia, origem ou religião.
Acreditamos que todas as pessoas devem ser valorizadas e respeitadas, buscamos criar um ambiente seguro e acolhedor, onde cada indivíduo possa expressar sua identidade e viver de acordo com seus valores, sem sofrer discriminação ou preconceito.
Objetivo 12. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis
Promovemos a conscientização sobre o desenvolvimento sustentável e estilos de vida em harmonia com a natureza. Para isso, utilizamos tecnologias socioambientais adaptadas para o público urbano.
Nossas ações abrangem diversas áreas, como tratamento de águas negras, captação da água de chuva, energia solar sustentável, produção orgânica de hortaliças, compostagem e aquaponia. Através dessas práticas, buscamos incentivar a sustentabilidade e reduzir o impacto ambiental causado pela produção e pelo consumo desenfreado.
Por meio de ações e oficinas o projetos busca fornecer informações, ferramentas e recursos para que as pessoas possam adotar escolhas mais sustentáveis em suas vidas cotidianas.
Objetivo 16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis
Realizamos atividades e iniciativas para contribuir com esse objetivo. Entre elas, destacam-se oficinas de comunicação não violenta, incentivando a adoção de práticas de diálogo e resolução pacífica de conflitos. Essas oficinas têm como objetivo fortalecer os laços de empatia e compreensão entre as pessoas, fomentando a construção de relacionamentos saudáveis e uma cultura de paz.
Promovemos palestras e atividades sobre ética no cotidiano, visando disseminar valores como respeito, responsabilidade e solidariedade.
Através dessas ações, buscamos sensibilizar a comunidade para a importância de práticas éticas no ambiente familiar, educacional e profissional.